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6 simples passos do Ayurveda para você ter muita saúde durante aquela longa viagem

6 simples passos do Ayurveda para você ter muita saúde durante aquela longa viagem

Nowmastê

Por Nataly Durgamurti*

ayurveda

A maioria de nós ama viajar. Para alguns, qualquer feriado prolongado é uma oportunidade de escapar, para outros até mesmo largar o emprego e rodar o mundo. Mas, até que ponto viajar é saudável? Como manter uma boa saúde durante esse tempo que tiramos para explorar?

O Ayurveda é a ciência da vida. Isso significa a sabedoria de viver dia após dia de forma saudável, respeitando a natureza. Você pode observar essa afirmação nessas duas primeiras dicas básicas que servem para qualquer momento da vida:

1. Comer quando tiver fome.

2. Beber quando tiver sede.

Com tantas informações e novidades sobre saúde nos bombardeando todos os dias, essas dicas podem até surpreender alguns, mas analisando, ao segui-las estamos apenas ouvindo nossa natureza interior e respeitando o funcionamento do nosso corpo.

Independente da atenção extra que precisamos ter quando viajamos, é requisito básico ter conhecimento do seu corpo e como ele funciona.

Por exemplo, você costuma ser uma pessoa sempre em movimento ou você é uma pessoa mais lenta? Seu sono é irregular e inconstante ou consegue dormir logo que deita na cama tendo dificuldades para acordar? Seus pés e mãos estão sempre quentes às vezes até no frio ou às vezes até no calor eles estão gelados? Você tem dificuldade para ganhar peso, dificuldade para perder ou geralmente o mantem?

Essas e muitas outras perguntas precisam ser feitas para você saber quem você é na abordagem ayurvédica. Cada um de nós é um ser único e diferente que precisa ser avaliado e cuidado de forma única e diferente.

Se você já se conhece o suficiente, você já te meio caminho andado para não deixar a saúde debilitar durante uma viagem.

Viagens desgastam, não importa o quão legal, lindo e divertido que seja. Se você deixar sua energia se consumir mais do que se deve, sua viagem pode se transformar em uma bela dor de cabeça. Ninguém quer ficar em quarto de hotel, enquanto o tempo passa, esperando o resfriado curar, a dor de cabeça passar, a dor de garganta sumir e por aí vai…

Siga essas dicas de ouro e sua viagem será só alegria!

1. Coma quando tiver fome.

Beba quando tiver sede. Preste atenção ao seu apetite. Algumas pessoas farão a primeira refeição logo ao acordar, outras algumas horas depois e algumas tem o apetite mais irregular. Não tem problema. Asaúde é mais garantida respeitando a sua natureza.

2. Lembre-se de descansar. 

Controle a empolgação. Quando perceber que está muito cansado ou cansada não fique com peso na consciência de descansar. Você vai precisar do seu corpo inteiro no próximo dia de viagem!

3. Sempre dê preferência às comidas mais saudáveis.

Qual desses pontos é o mais fácil e o mais difícil de manter quando se está viajando? Passear e comer é tão bom! Faça escolhas mais saudáveis, comida fácil de digerir durante a noite, evite frituras, não coma em excesso e deixe para extravasar em um dia mais especial. Prefira também as comidas mais quentes do que as frias.

4. Faça massagens com óleo natural durante o banho antes de sair para passear.  

Na sua higiene da manhã não deixe de fazer uma automassagem com um óleo natural de gergelim, tomando um banho morno a quente no corpo. Essas massagens ajudarão a controlar a irregularidade naturalmente trazida com as viagens.

5. Planeje muito bem de acordo com a estação do local para onde vai.    

As estações e as características dos lugares são importantíssimas para o Ayurveda e representam muito na hora de entender o desenvolvimento de certas doenças além de te ajudar em qual estilo de vida é melhor para você de acordo com a cidade onde mora. Por isso observe se vai estar quente ou frio, seco ou úmido, é muito acima do nível do mar ou está no nível do mar? Leve roupas confortáveis de forma que você não vá passar dificuldade. Se for para lugares quente leve roupas bem fresquinhas e se for para lugares frios não esqueça um bom suéter de lã, uma jaqueta bem quentinha e um cachecol.                                                                                                                                                                      Chá de gengibre é uma ótima pedida até mesmo em lugares mais quentes. O gengibre tem qualidades que amenizam a irregularidade e a ansiedade.

6. Faça exercícios de respiração por 5 ou 10 minutos todos os dias após acordar e antes de dormir. 

Nada melhor para acalmar a mente do que parar por alguns minutos e respirar. Em posição de meditação confortável ou até mesmo deitado ou deitada, observe sua respiração, deixe os pensamentos virem e irem sem nenhum apego. Relaxe, relaxe e relaxe. Esse exercício vai mandar para longe qualquer ansiedade para viver o novo dia, o cansaço e o peso de novas informações adquiridos durante os passeios.

Por fim, trabalhe sempre em favor à mudança de hábitos ruins ou não saudáveis, para hábitos bons e saudáveis independente das atividades extras. Se você já está no ritmo fica muito mais fácil de continuar a prática durante as viagens.

O ayurveda é a ciência da vida, sabedoria natural, não precisa ser complicado e nem difícil!

Ah! Esqueci de dar a dica principal! Divirta-se muito!!!

Nataly

*Nataly Durgamurti é escritora, professora, yogini, mochileira, surfista, ciclista, pesquisadora, leitora, entusiasta da vida e feliz. Deseja ferozmente contribuir para um mundo melhor. Para conhecer melhor acesse seu blog pessoal: aventurasdaruiva.com e conheça seu novo projeto: Na Minha Lua (https://www.facebook.com/naminhalua)

Na Minha Lua, nome em alusão aos ciclos da lua em sincronia com os ciclos femininos, é uma plataforma feita por mulheres para mulheres para divulgar saúde e medicina alternativa utilizando a sabedoria e a ciência do Yoga e Ayurveda para uma vida mais natural, saudável e forte.

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