5 razões para você conhecer o Yoga Sutra de Patanjali

Por Judith Hanson Lasater*, via Yoga Journal (Tradução Nowmastê)

O Yoga Sutra de Patanjali, um dos textos fundamentais sobre a filosofia do Yoga começa com o verso atha yoga anushsanam, que significa “agora o Yoga começa”. A primeira palavra do verso – atha – nos lembra que a nossa prática de yoga está relacionada com aquilo que estamos fazendo e pensando agora. O verso sugere que nós devemos nos comprometer com a prática e trazê-la à nossa vida diária e às nossas relações, em tempo real. Assim, mesmo que estejamos no século XXI podemos aplicar esse conhecimento ancestral. Como Patanjali diz, tudo que importa é que nós comecemos aqui e agora a viver e a praticar com presença e auto-observação.

A palavra sutra, que traduzida quer dizer “corda ou fio” se refere a série de ensinamentos que são alinhavados como pérolas em um colar. O Sutra de Patanjali é uma coleção de 196 versos curtos e poderosos. Mesmo que haja um debate acadêmico sobre a data exata, Patanjali escreveu o seu Sutra há aproximadamente 2000 anos, mas a sua sabedoria é atemporal e ele continua através do tempo a falar à mente e ao coração humano. Os versos de Patanjali oferecem um mapa da consciência humana de como viver uma vida feliz e com sentido através da prática do Yoga.

Aqui 5 razões de por que os Yoga Sutra de Patanjali são tão relevantes e necessários aos praticantes e professores de Yoga:

1) Para te lembrar do verdadeiro propósito da prática

Os Yoga Asanas são uma ótima forma de melhorar a sua força e flexibilidade, aliviar o stress e melhorar a saúde, mas não é só isso que significa a prática. Patanjali sistematicamente refere-se a definição de Yoga em um contexto mais amplo – yoga chita vritti nirodhah, ou “Yoga é o acalmar das flutuações da mente” – e ele também nos diz qual o estado da mente que não é o estado de Yoga, e por que nós sofremos e o que fazer a respeito. O Sutra oferece uma estratégia para a descoberta do estado de completude que já existe em nós e como podemos começar a entender e se libertar do sofrimento. Este é o verdadeiro objetivo do Yoga.

2) Para te fazer entender quais as barreiras para a felicidade

Os ensinamentos de Patanjali nos ajudam a entender como nossos pensamentos se colocam no caminho da nossa própria felicidade. Eles também mostram que o processo de “desidentificação” com os nossos pensamentos, auxiliados pela prática do Yoga, são o caminho para o fim do sofrimento.

3) Para te conectar com a linhagem do Yoga

Somos todos parte de uma orgulhosa linhagem do Yoga. Todo estudante de Yoga recebe os ensinamentos de um professor e é importante lembrar e honrar o fato de que a prática nos foi oferecida. Estudar textos com o Yoga Sutra pode nos ajudar a entender melhor a história e a tradição do Yoga e assim nós podemos praticar e ensinar de uma posição mais autêntica.

4) Para criarmos uma prática que dure toda a vida

No Ocidente nós entendemos o Yoga como uma prática física de asanas, mas o Yoga Sutra oferece uma visão mais ampla, nos lembrando que a prática de Yoga é muito maior. Quando nos limitamos a entender o Yoga como exercício físico, nós limitamos a sua habilidade de ajudar as pessoas. A medida que envelhecemos, nós podemos deixar realizar uma prática física intensa, mas se incorporamos outras técnicas como meditação, pranayamas e o auto-estudo nas nossas vidas, nós cultivamos uma relação mais profunda com o Yoga que pode transformar todos os aspectos da nossa vida.

5) Para começarmos a viver Yoga

Aprender o Sutra, no entanto, não significa apenas colocar os asanas em uma perspectiva mais abrangente. Significa também entender o que significa praticar Yoga em um contexto de vida como um todo. Yoga não é apenas uma prática, mas um estado de ser. Patanjali nos dá diretrizes para viver uma vida de Yoga, incluindo padrões éticos e de auto-conduta, para que nós possamos entender o que é viver e agir com harmonia e integridade nos mais altos valores, mesmo diante de dificuldades. E este é possivelmente o maior presente de todos.

*Judith Hanson Lasater, PHD, ensina Yoga desde 1971 e é uma das fundadoras do Yoga Journal.

Deixe uma resposta

Por uma vida mais consciente

Você quer receber as novidades e promoções do Nowmastê no seu e-mail?