5 dicas da Ayurveda para enfrentar os ventos do outono

O Saúde Elementar é um projeto do casal Andreas Bruno, professor e terapêuta ayurvédico e Maíra Salomão, naturóloga e psicoterapêuta, juntos eles criam cursos e retiros de Ayurveda e Psicologia Integrativa.

No Instagram do Saúde Alimentar tem sempre uma pílula e outra com dicas para o bem-estar. Aqui eles falam sobre o Outono:

Eis que chegam os ventos de outono nos convidando para dançar! Dança essa que deve seguir os ritmos dos movimentos planetários. Esse bailado tão lindo com musicas cósmicas tocando leva o nome Rtucharya no Ayurveda, que significa ter ações em cada estação do ano para que nossos Doshas não adoeçam. É um estudo e pratica maravilhosos que nos impedem de ter aquelas febres de verão, crises alérgicas na primavera e dores nas articulações no outono. É claro que esses são exemplos bem genéricos, mas exemplificam bem a agravação de cada Dosha em cada estação.

E é chegada a hora de cuidarmos com muito carinho do nosso Dosha Vata, pois é o Dosha que desequilibra com os ventos, o frio e a secura que começam a chegar com essa estação tão linda que é o outono (concordo que como Pitta que sou é minha estação preferidíssima!) Então vamos as ações práticas!

  • Aumentar a frequência de oleação no corpo com óleo de Gergilim quentinho antes do banho. Fazer uma auto massagem antes do banho além de uma das melhores formas de pacificar o Dosha Vata também é um bálsamo de carinho em dias tão secos e de pouco afeto.
  • Chazinhos durante o dia. Trocar um pouco o café por chás como o de erva doce, cidreira e camomila é uma ótima pedida nessa estação.
  • Mingau nutritivo pela manhã. Essa dica é maravilhosa para quem costuma ter o intestino mais preso e que tende a piorar nessa estação (vamos postar em breve a receita).
  • Leitinho morno com especiarias e açúcar mascavo antes de dormir (se você não encontrar um leite orgânico, melhor usar um leite vegetal, receita em breve também).
  • Aumentar a prática de meditação. Como os ventos do outono penetram no nosso ser a probabilidade da nossa mente ficar mais avoada nessa estação é muito grande. Por isso praticas meditativas e de respiração ajudam muito a dar foco e direção para nosso Ar interno.

Pronto! Com essas práticas simples e gostosas podemos evitar de chegar no final do outono com nosso Vata “crazy”, seco e avoado. Ao invés disso, podemos chegar oleados, calmos e bem nutridos. Agradecemos o outono por essa linda dança e convidamos a próxima estação para rodopiar pelo salão da Vida!

Mais informações sobre o Saúde Elementar –  011 98436-9503 / [email protected]

Deixe uma resposta

Por uma vida mais consciente

Você quer receber as novidades e promoções do Nowmastê no seu e-mail?