Lendo agora
4 Atitudes para Resguardar sua Mente nas Redes Sociais

4 Atitudes para Resguardar sua Mente nas Redes Sociais

Avatar

Por Henrique Katahira*

É possível ficar em paz com sua timeline
                                                              É possível ficar em paz com sua timeline

Segundo o mestre espiritual indiano Sri Sri Ravi Shankar da Arte de Viver, existem 4 atitudes para resguardar sua mente de pensamentos destrutivos como raiva, ódio, ciúme e inveja.

  1. Simpatia perante aqueles que estão felizes. Ao demonstrar simpatia, você supera o ciúme.
  2. Compaixão perante as pessoas que estão muito pobres e doentes. Somente a compaixão, e não a simpatia, pode ajudá-las.
  3. Simpatia por aqueles que estão fazendo um trabalho produtivo, criativo e que traz méritos.
  4. Indiferença, e não o ódio, àqueles que estão realizando atividades ruins, horríveis e cruéis.

Então você pode salvar sua mente.

Há algum tempo atrás comecei a aplicar intuitivamente estes conceitos ao interagir com minha timeline no Facebook. Depois de um tempo, descobri que é possível mudar completamente o conteúdo que nela aparece. Todos os dias quando abro o Facebook de manhã, vejo posts sobre natureza, permacultura, saúde, autoconhecimento, espiritualidade e, principalmente, gente praticando o bem.

Se você não aguenta mais o conteúdo que aparece em sua timeline, que tal começar entendendo a lógica por trás disso?

De uma forma simples, o algoritmo do Facebook (programa que decide que conteúdo vai aparecer primeiro) prioriza os posts por repetição de padrões.

Toda vez que você curte, comenta ou compartilha um post, o algoritmo “aprende” que você “gosta” deste tipo de conteúdo através de palavras-chave ou tags. Ele também identifica as pessoas com quem você interage com mais frequência e coloca os posts desta pessoa na parte de cima para que você leia.

Em seguida, são mostrados os posts de grupos que você participa e fan-pages que você curte que também são priorizados por repetição de padrões.

Agora que sabemos como o robozinho do Facebook funciona, podemos começar a nossa pequena revolução fazendo uma limpeza de tudo que não queremos mais ver na nossa timeline.

Sair de grupos e fan-pages com conteúdo que traga negatividade, ódio, medo, brigas e discussões improdutivas.

Parar de seguir amigos que só postam mensagens com os temas acima mencionados, selfies, fotos de viagem e comida. A vantagem de parar de seguir é que você continua amigo da pessoa no Facebook, continua podendo trocar mensagens no Messenger mas fica longe do conteúdo tóxico que ela gera. Deixe apenas alguns amigos queridos para que você não se feche numa bolha muito hermética.

Outra dica é curtir páginas e seguir pessoas que publicam conteúdos desejáveis como Nowmastê e Razões Para Acreditar e fazer com que o conteúdo delas apareça em primeiro lugar. É só entrar no perfil da pessoa e mudar a configuração de “Seguindo” para “Ver Primeiro”.

Agora é só usar as 4 atitudes para resguardar a mente.

  1. Demonstre simpatia, curta e comente quando alguém postar algo que o fez feliz.
  2. Demonstre compaixão ao ler uma notícia que envolva pessoas em situação de vulnerabilidade.
  3. Curta, comente e compartilhe posts sobre pessoas que estão trabalhando para o bem da humanidade.
  4. E a mais importante de todas. Ignore todas as notícias ruins que aparecerem na sua timeline. Não interaja, não curta, não coloque a carinha triste, não comente e não compartilhe. O ódio é alimentado pelo ódio. Esta não-ação é super importante para quebrar o ciclo.

Estas dicas foram úteis pra você? Comente aí embaixo se funcionou pra você e como se sente depois de abrir sua nova timeline.

Henrique Katahira*Henrique Katahira é cocriador da Academia da Natureza e cuidadoria. Fluxonomista, permacultor organizacional, instrutor de yoga e empreendedor holístico.

Veja comentários (5)

Deixe uma resposta

Vá para cima