Lendo agora
27/09 – Dia de Cosme e Damião

27/09 – Dia de Cosme e Damião

Nowmastê

Cosme e DamiãoS. Cosme e S. Damião eram originários da Arábia, de uma família nobre de pais cristãos. Seus nomes verdadeiros eram Acta e Passio.O nome Cosme vem do vem do “Cosmos”, que em grego significa: Puro, e Damião de “Damianus”, que significa a “Mão do Senhor”. Eles foram educados e instruídos pelos grandes Mestres da Síria.

Santos protetores das crianças, eles foram martirizados em Egeia, Ásia Menor, região da atual Turquia, no dia 27 de setembro de 287, durante a perseguição do imperador Diocleciano (284-305).

Um estudou medicina e o outro farmácia, faziam caridade aos pobres, curando suas enfermidades. Montaram uma espécie de hospital na época em que viveram e lá pregavam as boas novas sobre o tempo em que um dia nasceria um menino entre os pobres chamado Jesus e que ele seria o Rei dos Reis. Assim, começaram a ser perseguidos, mas não deixavam de curar os seus doentes, em especial as criancinhas que muitas vezes não queriam tomar os remédios à base de ervas amargas, único recurso para a cura. Então, para que os pequeninos fossem distraídos e tomassem os remédios, Cosme e Damião lhe davam doces para disfarçar o gosto amargo.

Um dia, presos e torturados até a morte e obrigados a engolir os mesmos remédios amargos que eles faziam, acabaram morrendo em uma data que julgamos hoje ser 26/09. O povo, triste e lamentando o que havia acontecido, pediu seus corpos e os enterraram colocando em seus túmulos muitos doces, pois acreditavam que assim suas almas que foram tão maltratadas pudessem seguir um caminho de paz e doçura. Este enterro só ocorreu no dia 27/09, por isso a igreja católica reconhece o dia da morte, mas não o dia do enterro.

Aqui no Brasil é tradição de comemorar o dia dos santos gêmeos no dia 27 de setembro, quando doces, balas e refrigerantes são distribuídos para as crianças em muitas festas pelo Brasil.

balas

ORAÇÃO 

São Cosme e Damião, que por amor a Deus e ao próximo vos dedicastes à cura do corpo e da alma de vossos semelhantes, abençoai os médicos e farmacêuticos, medicai o meu corpo na doença e fortalecei a minha alma contra a superstição e todas as práticas do mal.
Que vossa inocência e simplicidade acompanhem e protejam todas as nossas crianças. Que a alegria da consciência tranqüila, que sempre vos acompanhou, repouse também em meu coração. Que a vossa proteção conserve meu coração simples e sincero, para que sirvam também para mim as palavras de Jesus: “Deixai vir a mim os pequeninos, porque deles é o Reino do Céu”.
São Cosme e Damião, rogai por nós. Amém.

Veja comentários

Deixe uma resposta

Vá para cima