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26 de Janeiro – dia Internacional do Mindful Eating!

26 de Janeiro – dia Internacional do Mindful Eating!

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Mindful Eating Day

Dia 26 de Janeiro é o dia Internacional do Mindful Eating!

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Mindful Eating podemos traduzir como alimentação consciente, comer consciente ou comer com atenção plena.
Nessa prática estamos cientes e presentes no momento de nossa refeição. Atentos aos sentimentos, pensamentos e sensações físicas no corpo, e também do ambiente ao nosso redor.
A prática da alimentação consciente ajuda a reconectar com o prazer pela comida!!
Quando nos alimentamos com atenção, nutrimos o corpo, a mente e o coração.

O The Center for Mindful Eating preparou um material para espalhar a mensagem sobre o Mindful Eating.

As quatro mensagens do Mindful Eating Day!

CUIDE E CURE SEU RELACIONAMENTO COM OS ALIMENTOS

Mindfulness (atenção plena) nos possibilita notar as experiências e responder com gentileza e bondade.
No momento da refeição, aproveite para se nutrir com o que você precisa, notando suas reais necessidades. E como você descreveria sua relação com o seu corpo, a comida e o comer?
O Mindful Eating, alimentação consciente, nos fortalece com ferramentas e apoio para melhorar a relação com a comida em cada momento.

A CURIOSIDADE COMPASSIVA AJUDA VOCÊ A SE TORNAR MAIS PRESENTE

Quando somos capazes de perguntar “o que está acontecendo aqui?”, nos permitimos perceber nossa experiência sem o julgamento e a crítica, e abrimos para a observação. Isso abre oportunidades para avaliar nossas escolhas.
Você é capaz de imaginar o que a curiosidade compassiva pode soar e sentir?
Vamos ampliar a nossa experiência com a comida.
Você pode ser um pouco mais gentil? Um pouco mais curioso? Com um pouco menos de crítica? Um pouco menos duro? O que poderia ser um pequeno passo que você pode tomar?
A capacidade de pausar e tomar consciência de sua experiência direta com sentimentos, pensamentos e sensações físicas ajuda você a descobrir novas opções e escolhas.

CUIDADO RESPEITOSO NO MOMENTO PRESENTE

Quando somos capazes de nos nutrir de um lugar de respeito e cuidado, estamos mais propensos a sermos capazes de sintonizar o que precisamos a qualquer momento e reconhecer que nossas necessidades mudam ao longo do tempo. Mesmo quando o momento presente não é agradável, se pausar e reconhecer o que está presente, mostra a informação que você precisa para mudar.

NUTRIR O COMER CONSCIENTE COM ALEGRIA

“Quando não há alegria no comer, a nutrição sofre.” Ellyn Satter

Comer com alegria é priorizar a inclusão de alimentos que você gosta. Ajuda a se sentir bem.
Muitas pessoas perguntam: “Vou perder peso comendo mais conscientemente?”

Comer consciente (mindful eating) não é uma dieta ou uma maneira de perder peso, mas uma base para desenvolver um relacionamento saudável com os alimentos e o comer, com boa dose de alegria e prazer.

Boa prática!

luiza camargo mendes

Luiza Camargo Mendes é nutricionista (CRN 3 – 21165) e instrutora de mindfulness pelo MTI – Mindfulness Trainings International com Lama Janchub Reid.
Acredita na união da Nutrição, Mindful Eating e Meditação. O alimento é um veículo para nutrir o corpo e a mente e, também um reflexo de como lidamos com nossas vidas. Na sua trajetória é pós-graduada em Obesidade e Emagrecimento e com especialização em Nutrição Desportiva. Realizou o treinamento em Mindful Eating-Conscious Living com Jan Chozen Bays e Char Wilkins pela UCSD.

Contatos:
www.luizacamargo.com.br
[email protected]

Referência:
The Center for Mindful Eating. Disponível em: <http://thecenterformindfuleating.org/resources/Documents/Key_Messages_Flyer.pdf> Acesso em 19 de dezembro de 2016.

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