25 citações de Buda para uma vida melhor

buddhaa

Entre os séculos VI e IV antes de Cristo, um homem chamado Siddhārtha Gautama começou a mexer com as cabeças das pessoas na Índia Ocidental com suas profundas lições de sabedoria espiritual. A ele foi dado o home de “Buda”, que, literalmente, significa “aquele que despertou” e até hoje podemos receber vários insights de seus ensinamentos.

O interessante é que Buda nunca escreveu nada de seus ensinamentos. Assim como Jesus e Sócrates, seu método de ensino era meramente verbal. A tradição ora manteve a sabedoria de Buda até 400 anos depois de sua morte quando os primeiros excertos de seus ensinamentos começaram a surgir.

Seu despertar aconteceu quando ele percebeu que você não precisa punir e mortificar seu corpo, como era uma prática comum na Índia naquele tempo para melhorar sua vida espiritual e seus conhecimentos. Quando uma jovem moça ofereceu um pouco de leite e arroz numa tijela, num gesto de compaixão, ele percebeu que há mais coisas a serem aprendidas no Caminho para a iluminação.

Então ele começou a meditar por 49 dias consecutivos, fazendo votos de que não iria se mexer até que encontrasse a verdade. Os insights que que teve nesta quietude interior permanecem como sendo os mais relevantes e profundos ensinamentos espirituais de todos os tempos.

Segue 25 deles:

1) “Mesmo que você leia muitas escrituras sagradas e mesmo que você fale muito sobre elas, o que de bom elas podem fazer por você se não agir sobre isto?”

2) “O caminho não está no céu. O caminho está no coração.”

3) “Um jarro é preenchido gota a gota.”

4) “Todo ser humano é o autor da sua própria saúde ou da doença.”

5) “Para compreender tudo é preciso perdoar tudo.”

6) “Uma palavra que traga a paz é melhor do que mil palavras vazias.”

7) “Quaisquer palavras que pronunciamos, devem ser escolhidas com cuidado porque as pessoas ouvem e são influenciadas por elas, para o bem ou para o mal.”

8) “Ninguém pode nos salvar, a não ser nós mesmos. Ninguém pode e ninguém consegue. Nós mesmos devemos trilhar o caminho.”

9) “Na adversidade, a partir do momento que sentirmos raiva, deixamos de lutar pela verdade e começamos a brigar com nós mesmos.”

10) “No céu, não há distinção entre oriente e ocidente; as pessoas criam distinções dentro de suas próprias mentes e depois acreditam nelas como verdade.”

11) “Aqueles que estão livres de pensamentos rancorosos certamente encontram a paz.”

12) “O ódio não cessa pelo ódio em nenhum momento. O ódio cessa com o amor. Esta é uma lei inalterável.”

13) “Tem que haver o mal para que então o bem possa provar sua pureza acima dele.”

14) “É fácil ver os defeitos dos outros, mas é difícil ver nossas própria falhas. Aquele que aponta para os defeitos dos outros é como alguém que joga palha ao vento, mas encobre as próprias falhas assim como um apostador astuto que esconde sua carta.”

15) “Eu nunca vejo o que tem sido feito; só vejo o que resta a ser feito.”

16) “A mente é tudo. O que você pensa, você se torna.”

17) “Assim como tesouros são descobertos a partir da terra, a virtude aparece nas boas ações e a sabedoria aparece a partir de uma mente pura e pacífica. Para caminhar com segurança através do labirinto da vida humana, é preciso a luz da sabedoria e a orientação da virtude.”

18) “Somos moldados por nossos pensamentos; nós nos tornamos aquilo que pensamos. Quando a mente é pura, a alegria segue como uma sombra que nunca vai embora.”

19) “Trabalhe por sua própria salvação. Não dependa de outros.”

20) “Vamos nos levantar e ser gratos, pois se não aprendemos muito hoje, pelo menos aprendemos um pouco; e se nós não aprendemos um pouco, pelo menos não ficamos doentes; e se ficamos doentes, pelo menos nós não morremos; então, vamos todos ser gratos.”

21) “Não se pode percorrer o caminho até que você se torne o próprio caminho.”

22) “Você não vai ser punido POR sua raiva, você será punido PELA sua raiva.”

23) “Conquistar a si mesmo é uma tarefa maior do que conquistar outros.”

24) “Três coisas não podem ser escondidas por muito tempo: o sol, a lua, e a verdade.”

25) “Tenha compaixão por todos os seres, ricos e pobres; cada um tem o seu sofrimento. Alguns sofrem demais, outros muito pouco.”

Via: http://www.spiritscienceandmetaphysics.com/25-quotes-from-buddha-that-will-chang

 

Deixe uma resposta

Por uma vida mais consciente

Você quer receber as novidades e promoções do Nowmastê no seu e-mail?