Lendo agora
100 anos de Self-Realization Fellowship

100 anos de Self-Realization Fellowship

Cultura da Paz

Durante 100 anos, a Self-Realization Fellowship tem se dedicado a disseminar os ensinamentos da Kriya Yoga de seu fundador, Paramahansa Yogananda – ajudando as pessoas do mundo inteiro a conhecer o seu mais elevado potencial e a mais profunda alegria. Pouco antes de Paramahansa Yogananda vir à América em 1920, Mahavatar Babaji visitou sua casa e lhe disse:

Foi você quem eu escolhi para difundir a mensagem da Kriya Yoga no Ocidente… Kriya Yoga, a técnica científica de realização divina, terminará por difundir-se em todas as terras e ajudará a harmonizar as nações por meio da percepção pessoal e transcendente que o ser humano terá do Pai Infinito.

O ano de 2020 representa um marco profundamente significativo na história da Self-Realization Fellowship: o centenário da chegada de Paramahansa Yogananda à América – vindo de sua terra natal, a Índia – e da fundação da Self-Realization Fellowship, a organização espiritual de âmbito mundial que ele estabeleceu para difundir os ensinamentos universais da Kriya Yoga.

Os primeiros 100 anos da Kriya Yoga em âmbito mundial

Em 19 de setembro de 1920, o City of Sparta, primeiro navio a vapor a navegar da Índia à América após o fim da Primeira Guerra Mundial, chegou ao Porto Chelsea de Boston. Entre os passageiros que desembarcaram, estava um “personagem pitoresco”, conforme descrição do The Boston Globe, que “veio participar de uma conferência religiosa em Boston e que planeja a seguir fazer uma turnê de conferências pelo país”. Praticamente desconhecido na América por ocasião de sua chegada naquele dia de outono, Swami Yogananda – que mais tarde recebeu de seu iluminado guru o título honorífico de Paramahansa – viria a ser conhecido como “o pai da Yoga no Ocidente” e uma das personalidades espirituais mais proeminentes dos tempos modernos.

Yogananda tinha vindo à América como representante da Índia em um Congresso Internacional de Religiões Liberais. Sua palestra principal, sobre “A Ciência da Religião”, afirmava para sua nova audiência que o propósito da vida é encontrar a verdadeira felicidade como Bem-aventurança – a presença de Deus descoberta em nosso interior. Suas palestras subsequentes sobre a eficácia da meditação de Kriya Yoga para alcançar esse objetivo universal viriam a atrair milhares de pessoas, lotando os maiores auditórios do país com aqueles que estavam desejosos de aprender “a ciência da alma”, desse conferencista repleto de magnetismo divino.

No ano de sua chegada, Yogananda iniciou a organização que ele mais tarde denominou Self-Realization Fellowship para difundir os ensinamentos da Kriya Yoga no mundo inteiro. Ele criou as Lições da Self-Realization Fellowship como um novo meio através do qual as técnicas da ciência de Kriya Yoga seriam transmitidas em seu pleno potencial, do guru aos estudantes, independentemente da distância. Nos dias atuais, a SRF (juntamente com a Yogoda Satsanga Society, denominação pela qual é conhecida na Índia a obra de Paramahansa Yogananda) tem mais de 800 localidades ao redor do globo, com membros em quase 200 países.

Procedente dos mais variados estilos de vida, tradições religiosas e culturas, uma irmandade admiravelmente diversificada de almas foi atraída à sabedoria da yoga desse instrutor mundial. Esses aspirantes à iluminação encontraram nos ensinamentos de Yoganandaji as técnicas científicas de meditação e a orientação espiritual essencial para uma vida verdadeiramente equilibrada e bem-sucedida.

*Texto extraído da página oficial da instituição
Veja comentários

Deixe uma resposta

Vá para cima