Lendo agora
10 usos do óleo essencial de lavanda

10 usos do óleo essencial de lavanda

Avatar

Por Gracie Freitas*

Na minha jornada como Aromaterapeuta percebo que ainda existem muitas pessoas que conhecem os óleos essenciais, mas não sabem como utilizá-los.

É importante lembrar que uma mesma planta pode possuir espécies diferentes. O que implica que dependendo da sua espécie pode apresentar efeitos terapêuticos diversos.

E como identificar que estou utilizando o óleo correto? Através do seu nome científico. Nome que normalmente vem escrito em latim, abaixo do nome do óleo em questão.

Falaremos neste artigo do uso da Lavanda Francesa de nome científico, Lavandula angustifolia.

1 Utilização no difusor de ambientes

Ótima maneira de espalhar um aroma calmante e renovador na sua casa ou outro local. Pode ser no final da tarde ou na hora de dormir. A lavanda acalmará seu sistema nervoso central. Ótimo para quem sofre com tensões nervosas, ansiedade e insônia.

Também auxilia na limpeza de bactérias e vírus do ar, o que favorece o descongestionamento do nariz durante gripes e resfriados.

Preparo: 5 a 10 gotas de acordo com a capacidade do difusor e tamanho do ambiente. Dependendo do difusor precisa completar com água.

2 Calmante em 1 minuto

Você que trabalha em um ambiente estressante ou é uma mamãe cheia de atividades a fazer? Tire um minuto do seu dia corrido para acalmar a ansiedade e tensão nervosa.

Preparo: coloque um ou duas gotas do óleo num lenço. Inale o aroma com os olhos fechados, meditando o seguinte:
“Cada inspiração me acalma e me nutre. Cada expiração liberta meu espírito.”

3 Alívio no incômodo de picadas de abelhas e mosquitos

A lavanda é antibacteriana e anti-inflamatória. Também será útil emocionalmente, aliviando o medo/trauma dos bichinhos.

Preparo: use uma ou duas gotas do óleo de lavanda no local afetado.

4 Cicatrização de cortes e arranhões

A lavanda reduz a inflamação e alivia a dor nos cortes e arranhões de seus pequenos levados.. Como é um antibactericida, mata os germes e bactérias.

Preparo: limpe o corte com água e sabão. Dilua duas gotas do óleo de lavanda em uma colher de chá de óleo de coco. Cubra o corte com um bandaid ou curativo.
* o óleo de coco auxiliará a formar uma película que protegerá o corte de sujeiras externas e também na melhor cicatrização.

5 Alivio de dores nos músculos, artrite e hematomas.

No caso de áreas pequenas do corpo utilize uma ou duas gotas de óleo essencial de lavanda, massageando o local da dor.

Para áreas maiores do corpo dilua até 5 gotas do óleo essencial de lavanda numa colher (sopa) de óleo vegetal de sua preferência. Pode ser óleo de jojoba, oliva, coco ou até mesmo numa base para cremes corporais (creme sem cheiro).

Massageie o local afetado.

6 Dores de cabeça

Use o óleo de lavanda para reduzir a dor de cabeça e espasmos.

Preparo: Dilua 5 gotas de óleo essencial de lavanda em uma colher de óleo vegetal de sua preferência ou creme base. Massageie a mistura atrás do pescoço, ombros, têmporas e testa. Coloque mais um pouco nas mãos e inale por uns dois minutos mais ou menos.

7 Detox para o corpo

A utilização do óleo essencial de lavanda juntamente com o sal de Epsom e o sal rosa do Himalaia elimina toxinas e impurezas do corpo. Também favorece a absorção de minerais essenciais e magnésio no nosso corpo.

Faça isso no final do dia para aproveitar essa sensação calmante que nutre seu corpo, mente e espírito.

Preparo: misture 4 gotas de óleo essencial de lavanda junto com 1 colher de sal de Epsom e 2 colheres de sal rosa do Himalaia.

Adicione essa mistura a uma banheira com água (temperatura de banho quente). Relaxe na banheira durante 20 a 30 minutos.

8 Pés doloridos e inchados

Utilize 4 gotas de óleo essencial de lavanda adicionados a meia xícara de sal de Epsom. Despeje a mistura em uma bacia com água morna suficiente para cobrir seus pés. Mantenha os pés na água durante 20 ou 30 minutos.. Feito isso, eleve seus pés fora da bacia por 15 a 30 minutos.

9 Spray para limpeza de tapetes de Yoga (mat)

Adicione a 60 ml de água destilada num borrifador. Acrescente 20 gotas de óleo essencial de lavanda. Sacuda a mistura e utilize para limpeza de seu tapete de yoga ou equipamento que faz exercício. Seque com um pano limpo.

10 Limpeza e nutrição das mãos

Ótimo para substituição do álcool gel.

Preparo: adicione 20 gotas de óleo essencial de lavanda em 60 ml de gel orgânico de aloe vera (babosa).
* Algumas empresas já vendem essa base de aloe vera pronta para que acrescente o óleo de sua preferência para tratamentos capilares e ou cutâneos.

Caso opte pela extração caseira do gel da babosa, faça uma quantidade que vai utilizar no mesmo dia.

Outra maneira de utilização é pingar uma gotinha dessa preciosidade dentro da fronha do travesseiro antes de dormir. A gente dorme que nem um neném!

Importante

  • Não é porque é natural que podemos utilizar um óleo essencial de qualquer forma.
  • Não confundir óleo essencial com essência, pois os óleos essenciais devem ser 100% puro e natural.
  • Evitar o uso em crianças menores de 3 anos.
  • Grávidas e lactantes devem verificar com seu médico.

Sou baiana, mutante por natureza desde sempre.
Moro em Blumenau/SC. Formada em Análise de Sistemas, mas respondendo ao meu propósito de vida, hoje trabalho com Aromaterapia e com as terapias Floral e Reiki.
Atendo num espaço próprio e também como voluntária na Furb – Universidade Regional de Blumenau.

Site: http://pele-de-flor-natural-com-amor.webnode.com/

Veja comentários

Deixe uma resposta

Vá para cima