10 lições atemporais – por Dalai Lama

6fcf63f0c01728c6b2ba82d5549f6f77

Por Luiza Navarro

O que faz este homem tão interessante? Por que as pessoas ao redor do mundo estão sob o cuidado de um simples monge budista que lidera um governo não reconhecido no exílio e uma nação não reconhecida de 6 milhões de tibetanos? Talvez porque ele também é um diplomata, um apóstolo da não-violência, um defensor da responsabilidade universal e um ícone vivo do que ele chama de “nossa religião humana comum de bondade.”

Aqui estão dez das suas lições atemporais:

1. Dalai Lama disse: “Leve em consideração que grandes amores e grandes realizações envolvem grandes riscos.”

Por que ele está certo: as pessoas que realizam de forma consistente em um nível superior têm algumas coisas em comum. Eles estão comprometidos com seu sucesso, tem paixão pelo que fazem, objetivos claros e são uniformemente mais confortável para correr riscos do que a maioria. Sua capacidade de assumir riscos inteligentes é um ingrediente importante no seu sucesso e um enorme fator determinante do nível de realização.

2. Dalai Lama disse: “Quando você perder, não perca a lição.”

Por que ele está certo: Os erros são parte da condição humana. Alexander Pope disse uma vez: “Errar é humano”. Claramente, algumas coisas nunca mudam. Tente como você pode, você acabará por fracassar. Como você reage ao seu erro determina o quão inteligente você é.

3. Dalai Lama disse: “Quando você perceber que cometeu um erro, tome providências imediatas para corrigi-lo.”

Por que ele está certo: é contra-intuitivo para o seu pensamento positivo que esperar e ver se o erro de alguma forma se corrige. Ele não vai. Se você não agir rapidamente, e adiar o problema, ele só vai te fazer sentir mais estressado, e o problema pode ficar maior com o passar do tempo.

4. Dalai Lama disse: “Passe algum tempo sozinho todos os dias.”

Por que ele está certo: Dê a si mesmo uma hora em certos dias para fazer uma atividade que você realmente gosta. Trabalhar em um hobby, fazer algum exercício, fazer uma caminhada ou ler um livro. Não importa o que você faça, contanto que você goste. Essas pausas vão ajudá-lo a renovar a energia e concentração. Ou mesmo tentar não fazer nada. Tente sentar em uma sala silenciosa, pensar nada por pelo menos 20 minutos, duas vezes por dia. Parece simples, até mesmo chato, mas a meditação transcendental não é apenas para os iogues, qualquer um pode fazer. A meditação diária pode reduzir a pressão arterial, prolongar a concentração, e pôr criatividade para trabalhar.

5. Dalai Lama disse: “Lembre-se que o silêncio às vezes é a melhor resposta.”

Por que ele está certo: Quando você se envolver com outra pessoa em uma conversa, sempre pense antes de falar. Sua mente tem muitos pensamentos aleatórios, mas não há necessidade de expô-los ao mundo. Olhe para bons políticos, vendedores, e diplomatas. Eles são mestres em dizer o suficiente para ficar fora de um conflito, mas de alguma forma ainda conseguem obter um determinado ponto de vista. Então, antes de abrir a boca, certifique-se de que seus pensamentos tenha algum traço de razão, e se não tiver, melhor não falar nada!

6. Dalai Lama disse: “Compartilhe o seu conhecimento. É um modo de conseguir a imortalidade.”

Por que ele está certo: Uma pessoa sábia disse que se quisesse aprender alguma coisa, deveria ensiná-lo. Stephen Covey, também sugere que o caminho para internalizar uma idéia, hábito ou princípio é o de compartilhá-lo com alguém. O conselho é geralmente superestimado. Antes de saber o que os outros sabem, você precisa saber o que você sabe. Encontre alguém com quem você pode se orientar sobre o assunto que você quer dominar. Você vai aprender de forma rápida e indelével. Há também um número incrível de oportunidades para o compartilhamento de informações através da Internet.

7. Dalai Lama disse: “Abra seus braços para mudanças, mas não abra mão de seus valores.”

Por que ele está certo: Valores determinam o que você realiza com o seu tempo – os resultados que obtém. Eles são a fonte de sua motivação, por isso não tenha medo de comunicá-los. E nunca abra mão de seus valores.

8. Dalai Lama disse: “Lembre-se que se não conseguir o que você quer é algumas vezes um grande lance de sorte.”

Por que ele está certo: Já ouviu a frase “Cuidado com o que você deseja – você pode obtê-lo.”? Você pode chamar isso de sorte, talvez destino ou algo assim, mas sim, às vezes, é quando você não consegue o que quer, que você tem sorte porque descobriu que você tem algo melhor de qualquer maneira.

9. Dalai Lama disse: “Uma atmosfera de amor em sua casa é o fundamento para sua vida.”

Por que ele está certo: Quando as tempestades da vida ajustá-lo à deriva num oceano de preocupações, você sabe que sempre pode encontrar uma âncora em pessoas mais próximas a você, como sua família. Você se sente rejuvenescido quando faz uma conexão com alguém que você conhece bem. Assim, da próxima vez que você se sentir puxado em muitas direções, reserve algum tempo para recuperar -se ficando com sua família. Muitas vezes ficamos tão envolvidos na importância de dinheiro ou outras coisas na vida que nos esquecemos das pequenas coisas mais importantes.

10. Dalai Lama disse: “Seja gentil com o planeta.”

Por que ele está certo: Nossa terra é frágil demais e merece toda a nossa doçura. Neste século, o homem parece finalmente perceber o quão frágil nossa Mãe Terra é – e sobre o tempo também! Lembre-se das palavras do Chefe Seattle: ” Isto sabemos: todas as coisas estão ligadas como o sangue que une uma família.Todas as coisas estão ligadas. O que ocorrer com a terra recairá sobre os filhos da terra. O homem não tece a teia da vida. Ele é meramente um fio nela. Tudo o que ele faz para a teia ele faz a si mesmo.”

Ouça seus ensinamentos.

Via wepick.com.br

Deixe uma resposta

Por uma vida mais consciente

Você quer receber as novidades e promoções do Nowmastê no seu e-mail?