Yoga para iniciantes

Yoga para iniciantes: passo a passo para começar a praticar Yoga!

Por Guia da Alma, Plataforma de Terapias Holísticas.*

O Yoga é bem mais do que uma atividade física: é também um estilo de vida, uma forma de ver e vivenciar o mundo. É uma prática que busca integrar corpo e mente.

Sem falar nos benefícios para o corpo físico, que são muitos. Você certamente se sentirá com mais disposição, com mais energia e mais flexível.

As vantagens vão, porém, muito além das mudanças físicas do corpo. Com a prática, você se torna mais consciente de sua respiração e aprende que, ao controlá-la, tem controle sobre os seus pensamentos e sentimentos.

​Yoga: o que é?

O termo yoga é derivado da palavra em sânscrito ‘​yuj​’ que significa ‘união’. É o caminho através do qual um indivíduo se une a todo o universo. Isso significa que não somos uma entidade separada, mas parte de uma energia maior.

É uma prática que foi transmitida através de milhares de anos e o objetivo original era estar em um estado autoconsciente e de união com o universo. Embora a origem exata do yoga não seja conhecida, estima-se que tenha se originado no Oriente, durante o período védico, mas a prática ganhou mais popularidade na era de Buda.

O yoga continuou a se expandir, com sua filosofia e princípios preservados no Yoga Sutra, uma compilação de Patanjali, que remonta a aproximadamente 200 dC. Hoje, temos todos os recursos para aprender sobre a prática, basta um clique!

​Quais os benefícios do Yoga?

O objetivo do yoga é construir resistência, equilíbrio, consciência e harmonia na mente e no
corpo.

A maioria das aulas e sessões inclui exercícios respiratórios, meditação e posturas (chamadas de asanas ou poses) que alongam e flexionam vários grupos musculares.

As técnicas de relaxamento incorporadas ao yoga podem diminuir problemas crônicos, como dores nas costas, artrite e dores de cabeça. Outros benefícios físicos do yoga incluem:

● Maior flexibilidade;
● Aumento da força muscular;
● Respiração, energia e vitalidade melhoradas;
● Metabolismo equilibrado;
● Saúde cardiovascular e circulatória;
● Melhor desempenho físico;
● Proteção contra lesões.

Além das melhorias físicas, um dos maiores benefícios do Yoga é como ele ajuda no gerenciamento do ​estresse​, esse que, inclusive, pode se revelar de várias maneiras, incluindo dores nas costas, no pescoço, problemas de sono, dores de cabeça e falta de concentração.

A prática de Yoga também nos ajuda a ser mais conscientes sobre nosso corpo e mente, trazendo foco e conexão com o momento presente.

​Comece a praticar! Yoga para Iniciantes em 5 passos!

Está pronto(a) para iniciar sua prática de Yoga? O lado bom é que o seu nível de condicionamento físico não importa. A ideia é explorar seus limites, não buscar a perfeição.
É uma ótima maneira de entrar em sintonia com seu corpo e seu eu interior. Veja algumas dicas práticas de Yoga para Iniciantes para começar sua jornada.

​1. Conheça a filosofia do Yoga

Se você deseja começar sua prática, conheça mais a fundo sobre a filosofia.

O Yoga Sutra de Patanjali é uma coleção de 196 versos curtos e poderosos e, mesmo que tenha sido escrito há cerca de 2000 anos, a sua sabedoria é atemporal.

Os versos de Patanjali oferecem um mapa da consciência humana de como viver uma vida feliz e com sentido através da prática do Yoga, dentro e fora do tapete. O Yoga é composto por preceitos éticos e morais para uma vida equilibrada.

​2. Tipos de Yoga: escolha o ideal para você!

Existem vários tipos de Yoga que podem se adequar ao seu perfil, por isso é importante conhecê-los para saber por onde começar e absorver todos os benefícios.

Comece sua atividade com auxílio de um(a) instrutor(a) de Yoga certificado(a) para ​evitar a prática incorreta​, que pode trazer sérias lesões. Não sabe por onde começar? Conheça algumas modalidades de yoga:

​Hatha Yoga

Considerado o Yoga clássico, se tornou um dos tipos mais populares do ocidente porque a prática é focada no condicionamento físico, no fortalecimento do corpo e no aumento da flexibilidade. A prática não é considerada intensa, sendo ideal para começar a praticar Yoga.

​Ashtanga Yoga

É uma ramificação do Hatha Yoga. As práticas envolvem seis séries de posturas fixas que vão sendo desenvolvidas ao longo do tempo e de acordo com a capacidade do corpo. Não existe um tempo certo para o praticante avançar para a série seguinte, isso varia de acordo com cada um e cada etapa se torna mais desafiadora.

​Vinyasa Yoga

Também derivado do Hatha, é um dos chamados estilos contemporâneos. Sua prática se baseia na execução de posturas em ​flow​, ou seja, seguindo uma sequência de movimentos fluidos que se juntam quase como em uma coreografia, estabelecendo um fluxo contínuo de posições e respiração.

​Kundalini Yoga

É um tipo de Yoga mais voltado para o trabalho espiritual e para a conexão entre corpo, mente e espírito. É um estilo mais contemplativo, reflexivo e individual.

A respiração é um elemento fundamental porque se acredita que, unindo as posturas e os exercícios de respiração, é possível equilibrar os ​Chakras​ (centros energéticos do corpo), que vão desde a base da coluna até o topo da cabeça.

​Raja Yoga

Como o Kundalini, também é um tipo de yoga voltado para o lado espiritual. Não à toa, também é chamado de Yoga Real, porque se volta para o interior, para o desenvolvimento pessoal e não para o esforço físico. As aulas de Raja não são focadas em posturas intensas ou sequências de asanas muito desafiadoras.

​Iyengar Yoga

É focado na permanência durante a execução das posturas e no alinhamento de cada um dos movimentos. Esse foco faz com que as aulas tenham um ritmo mais lento e mais pessoal, já que o praticante passa a se concentrar mais em si mesmo e na sua prática.

Além disso, o alinhamento é responsável por despertar sensações e emoções no praticante, o que ajuda a purificar o corpo e aumentar a consciência individual.

​ ​3. Yoga Asanas: Posições de Yoga para iniciantes

De fato, a prática do Yoga é para você explorar seus limites, mas comece aos poucos. No início, foque em praticar e aprimorar asanas para iniciantes, sempre com auxílio de um(a) instrutor(a).

Algumas posturas de Yoga para iniciantes, são:

​Montanha: Tadasana

Criança: Balasana

​Sequência: Saudação ao Sol

​ ​4. Respeite os seus limites

A primeira coisa que você deve ter em mente ao iniciar a prática é respeitar os limites do seu corpo, porque cada pessoa é diferente e tem seu tempo para executar as asanas de forma correta.

No início, seu corpo poderá travar e pesar. Executar alguns asanas que exigem mais equilíbrio será desafiador. Vá no seu tempo, lembre-se disso e, claro, de respirar.

Lembre-se: Yoga não se trata de fazer posturas difíceis para provar nossa capacidade. É justamente quanto mais nos desapegamos do ego e focamos no momento presente e na consciência de nossos movimentos e pensamentos, mais avançamos na complexidade das posturas.

​ ​5. Mente focada – Yoga e Meditação são técnicas que andam juntas.

A prática do Yoga por si só já é uma meditação em movimento, pois nos ajuda a focar no momento presente. O objetivo é preparar o corpo e mente para a Meditação final.

É por isso que toda aula de Yoga, é finalizada com a Meditação. Fecham-se os olhos e acalma-se a mente, concentrando-se na respiração.

Claro, é normal que ao começarmos a meditar a mente se distraia. A natureza da mente é pensar.

Alguns instrutores de Yoga dizem que as posturas de Meditação (como Lótus e Savanasa), são as mais desafiadoras!

Com o tempo, aprendemos a domar as distrações da mente, desenvolvendo uma consciência para aqueles momentos em que nossa atenção se desvia. A mesma técnica que desenvolvemos – e precisamos – para a prática do Yoga.

Bom, agora que você já leu sobre todos os benefícios do ​Yoga para Iniciantes​ e as dicas para começar a prática, acha que ela se encaixa em sua vida? Esperamos que sim!

Lembre-se de escolher o tipo mais adequado ao seu objetivo, respeitar seus limites e, claro, sempre busque a evolução. ​Encontre instrutores de Yoga e Meditação no Guia da Alma!


*Artigo original escrito com carinho por: Guia da Alma: Plataforma de Terapias Holísticas​: ​https://guiadaalma.com.br/

Cuide do seu bem-estar! Agende práticas de Yoga e Meditação, e sessões de Terapias Holísticas, de onde estiver! Terapeutas e Instrutores certificados no Brasil e no mundo.

2 Comentários

  1. Muito gratos e felizes com esta parceria em conjunto com um site que adoramos tanto, podendo levar através do conteúdo a sabedoria do Yoga a mais pessoas! ✨🙏 Boa leitura e prática! 🌿

Deixe uma resposta

Por uma vida mais consciente

Você quer receber as novidades e promoções do Nowmastê no seu e-mail?