Shanti and the Magic Mandala, o livro que está arrebatando prêmios pelo mundo

Por Cristiana Dias Baptista*

Qual não foi a minha surpresa ao ler na contracapa do livro Shanti and the Magic Mandala, com várias premiações internacionais, inclusive o New York Book Festival 2015 na categoria jovem-adulto, que o autor do mesmo é um tal F T Camargo, arquiteto de São Paulo.

Isso mesmo, um brasileiro ainda pouco conhecido no cenário editorial nacional, está fazendo um tremendo sucesso lá fora com seu primeiro romance. Romance este que começou sendo escrito em português e gradualmente foi sendo convertido para o inglês. E que, em 2014 foi publicado pela Lodestone Books, da editora inglesa John Hunt Publishing.

shanti

A curiosidade me atingiu em cheio e, mesmo sendo um livro para jovens adultos, mergulhei na leitura. Imagine uma história que tem um “q” de Senhor dos Anéis, A Profecia Celestina e Harry Potter com uma bossa brasileira! Foi uma delícia.

Ele narra as aventuras de Shanti, uma adolescente indiana que vive em Nova York e outros 5 jovens de variadas origens e localidades que são misticamente conclamados a formar uma aliança do bem com a missão de salvar o mundo de forças ocultas. É uma superaventura que transita entre a realidade e a fantasia, com direito a romance e viagens por lugares paradisíacos e exóticos. E no meio de tudo isso, Shanti and The Magic Mandala fala de gentileza, espiritualidade, tolerância e compaixão.

Veja aqui o clipe do livro:

Se você gosta e consegue ler em inglês é diversão certa. E mesmo se você ainda está ensaiando, talvez seja um bom livro para começar, pois é leve e fluido.

Curiosa, fui atrás do Feca, ou melhor, do F T Camargo para saber um pouco mais sobre o livro. Confira abaixo.

Fernando-author-portrait

Shanti é seu primeiro romance?

Sim, Shanti é meu primeiro romance de uma série. Já estive no Camboja, Vietnã, Laos e Myanmar fazendo a pesquisa para o segundo livro.

Você escreveu originalmente em inglês? Se sim, por quê?

Escrevi originalmente em português e imediatamente fui vertendo para o inglês. A última etapa do livro, eu já escrevi em Inglês. O inglês foi a língua escolhida pelas características do livro: de ser multi-cultural, falar com várias culturas, se passar em diversos países e transitar por várias escolas espirituais e religiões. Eu acho que foi por causa dessas características, e pela própria trama em si, que o livro teve boa aceitação no mercado internacional.

Quais foram suas principais inspirações?

A importância da tolerância, da compaixão e da liberdade para a saúde do nosso planeta. As minhas viagens e intercâmbios culturais; diversos estudos na área esotérica, ter transitado por diversas escolas espirituais, a Kabbalah, a meditação e o Yoga foram grandes fontes de inspiração.

O livro está sendo muito bem aceito e já recebeu vários prêmios. Qual foi o “tchan”?

Acho que a trama tem uma abordagem nova e engajada, que transita por várias culturas, religiões e épocas, em diversos lugares do mundo, criando uma aventura cheia de mistérios, que embarca o leitor em uma grande viagem mística.

Previsões para o lançamento em português?

Espero ver publicado em breve, por uma editora brasileira interessante.

Veja aqui a lista das premiações já recebidos por Shanti:

  • London Book Festival 2014 – vencedor categoria jovem-adulto
  • New England Book Festival 2014 – menção honrosa categoria jovem-adulto
  • Moonbeam Children’s Book Awards 2014 – medalha de bronze categoria espiritualidade jovem-adutlo
  • DIY Book Festival 2015 – menção honrosa categoria jovem-adulto
  • Los Angeles Book Festival 2015 – finalista categoria jovem-adulto
  • New York Book Festival 2015 – vencedor categoria jovem-adulto
  • Paris Book Festival 2015 – vencedor categoria jovem-adulto
  • International Book Awards 2015 – vencedor categoria ficção/jovem-adulto
  • San Francisco Book Festival 2015 – finalista categoria jovem-adulto

Compre Shanti and the Magic Mandala aqui.

11037886_10152702516517047_1460360309527477895_n*Cristiana é economista e jornalista, trabalha como planejadora financeira pessoal e é sócia do Nowmastê. Nas horas vagas seu maior prazer é viajar e contar histórias.

Deixe uma resposta

Por uma vida mais consciente

Você quer receber as novidades e promoções do Nowmastê no seu e-mail?