Escola brasileira adota yoga e meditação antes das aulas e melhora as notas dos estudantes

Todos sabem o quanto a meditação pode ser importante na vida de uma pessoa, inclusive podendo alterar a formação de células no corpo. A última novidade sobre seus benefícios veio de um experimento feito com crianças aqui no Brasil.

De acordo com uma reportagem da Folha de São Paulo a escola Centro de Apoio O Visconde, no Real Parque, SP, implantou exercícios de yoga para os alunos antes das aulas de matemática, o que melhorou seus rendimentos na hora de aprender. As 134 crianças passam por 20 minutos de exercícios físicos e de respiração antes e depois que entram na sala de aula.

Sentados confortavelmente, mentalizam palavras ou sons de olhos fechados, o que acalma os ânimos e aprimora o comportamento. Com isso, a convivência entre todos e a qualidade das aulas melhorou. Ou seja, professores e alunos zens se beneficiam e avançam o nível educacional e social dentro das escolas públicas.

Uma salva de palmas para a iniciativa! Boas ideias como esta devem nos inspirar e se espalhar para todos os cantos do Brasil.

ioganaescola6

ioganaescola

ioganaescola3

ioganaescola4

ioganaescola2

ioganaescola5

Todas as fotos © Karime Xavier/FolhaPress

Via Hypeness

30 Comentários

  1. Lucimar marinho diz:

    Gostaria de informações sobre o yoga para crianças e idosos.
    Yoga nas empresas e nas escolas

  2. Que coisa mais linda!!! educando a mente e as emoções desde cedo. Fabuloso!

  3. Gostaria muito de adotar também em minhas aulas de português, como são os exercícios adotados na pesquisa? Tem algum vídeo dessas aulas?

    • Renata Yahn diz:

      Olá Miryan, tudo bem? Na agenda do Nowmastê indicamos vários cursos e workshops com o tema. São ótimos profissionais e oportunidades para você aprender e depois transmitir nas suas aulas.
      namastê!

  4. Sou professora com formação em hatha yoga e meditação e estou aberta a novas parcerias em campinas e região . Grata

  5. SONIA REGINA MENDONÇA diz:

    Amei, parabéns.
    Com certeza reflete diretamente na aprendizagem e contato com educador.

  6. Marina Povoas Schmidt diz:

    Acho seu trabalho maravilhoso. Há mais de 10 anos aplicamos no antigo Colégio Integrado de Rio Claro ( hoje Facul//Claretianas). Foi um sucesso, devo ter apostila q. escrevi para orientação dos profs. Hoje estou aposentada, mas acompanho alguns métodos. Mudei de Rio Claro p/ Campinas. Ficaria muito feliz se pudéssemos trocar ideias. Usava com o título de concentração para q. os pais aceitassem melhor. Trabalhamos com crianças do antigo Pré até a quarta série. As crianças aprenderam a fazer visualização criativa, era muito bom.

  7. Giselle rodrigues diz:

    linda iniciativa.

  8. Rosangela Costa diz:

    Simplesmente, maravilhoso! Com certeza mtas coisas mudariam se fosse implantado em todas as escolas. Namastê

  9. alicemari de mattos diz:

    Q o universo conspire,q esta graça aconteça, q a harmonia prevaleça, amém!!!

  10. Iniciativas que apenas trarão benefícios a custos muitíssimo pequenos devem ser repetidas maciçamente por nosso país!!! Cultivando o lado Bom e Belo das crianças, teremos adultos mais Conscientes e uma Sociedade mais cooperativista e certamente, mais feliz!!!

  11. Claudia Orsini diz:

    NO CANAL GLOOB,HAVIA UM PROGRAMA INFANTIL”HORA DA YOGA” PASSAVA DUAS VEZES AO DIA..EU FIZ DURANTE UM ANO..OTIMO..TIRARAM DO AR..AGORA,SO NA SEGUNDA,AS 05:46 HRS..PODIAM PEDIR PARA QUE O CANAL GLOOB,QUE E VOLTADO PARA PUBLICO INFANTIL,VOLTASSE COM O PROGRAMA..VALE A PENA.EM HORARIOS COMPATIVEIS PARA AS CRIANCAD,ATE MESMO ADULTOS FIZESSEM…

  12. Maravilhoso!! Que o Universo conspire para que isso se torne uma pratica para todos…

  13. Gostaria de ver junto com a reportagem dados quantificando a melhora
    Área – Antes – Depois – Percentual de Melhoria.

    • Eu senti necessidade de ver os mesmos dados aos quais Luis Pessoa aludiu… como profissional na Educação, para mim é sempre bom saber como o pedagógico foi alterado a partir da adoção de tal ou qual prática!

  14. Ana Rita Bortolon diz:

    Maravilhoso, esse é o resgate do Divino em cada uma dessas crianças. Exemplo a ser seguido. Parabéns a iniciativa. Namastê

  15. MARIA ALDANO DE FRANÇA diz:

    MARAVILHOSO!!! Poderia ser aplicado e oficializado para TODAS as escolas e Universidades!
    Parabéns!

  16. Seria interessante colocar o link da reportagem da folha. Abçs

  17. Pingback: Meditação e Yoga chegam com mais força às salas de aula no Brasil! | O Mundo é uma Escola

  18. Pingback: Yoga e meditazione arrivano scuola e migliorano i voti degli studenti Brasiliani - Vivere Serenamente

  19. kkkkk….piada isso, são o que, meia dúzia de alunos, quero ver fazer isso em minha escola ou na da cidade vizinha, que são quase 700 por período….vai procurar o que fazer!!!

    • Olha Tati, não é uma questão de escala, mas de vontade. O fato de vc não acreditar não significa que não funcione. Sem a prática não há teoria que se sustente…
      Namastê

  20. Parabens pela iniciativa. So devemos tomar cuidado com o termo ZEN,, que vem do budismo . Yoga eh uma filosofia hindu, que não tem nada aver com budismo. Não sei quem começou com essa historia de associar a palavra Zen com Yoga, mas eh um estereotipo !! Quanto a iniciativa nas escolas: Show!!!!! TOP!!!! parabéns mesmo!!

    • Cristiana Roviralta diz:

      Ola Cami, na nossa concepção, a palavra “zen” ultrapassa suas origens e definições. Uma pessoa zen é uma pessoa que consegue viver em paz e harmonia em meio ao caos de São Paulo e de tantas outras grandes cidades. 😉

  21. Olá pessoal, desenvolvo Formações em BrincaYoga para pais e educadores, com muitas dinâmicas e praticas para praticar com as crianças e em família. Vejam em http://www.brincayoga.com.br Paz e luz, Namaste!

Deixe uma resposta

Por uma vida mais consciente

Você quer receber as novidades e promoções do Nowmastê no seu e-mail?